Pagina Inicial

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DUAS DOSES DA GRAÇA

E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. (Atos 3:5-7)


Esse episódio ocorreu em Jerusalém mas poderia ter ocorrido em qualquer lugar. Dois homens indo ao templo orar, Pedro e João, mas poderia ter sido eu e você. Um belo templo com uma grande porta, rodeado de gente moribunda a espera de uma caridade. Você já deve ter visto uma cena assim.

E foi no caminho para a igreja que Pedro e João encontrou um pobre homem, aleijado de nascença, pedinte e dependente da caridade alheia. Como já era de costume, aquele pobre homem pedia esmolas aos frequentadores do templo. Ele recebeu mais do que moedas naquela tarde. Ele recebeu duas doses da misericordiosa graça de Jesus.

A primeira dose da graça foi a compaixão.  Pedro e João tiveram compaixão daquele homem. Quando Pedro diz: “Olhe para nós”, Pedro está afirmando que se importava com aquele homem. Olhar nos olhos é um ato de envolvimento. Enquanto muitas pessoas apenas ofertavam uma moeda, Pedro e João ofereceram um pouco do seu tempo e da sua compaixão. A primeira dose da graça também pode ser ofertada por nós.

A segunda dose da graça foi a cura divina. Cheios da unção e com autoridade concedida pelo Nome de Jesus, Pedro orou com fé, moveu o coração de Deus e trouxe a cura sobre o corpo enfermo daquele aleijado. Que dia lindo na vida daquele homem. Duas doses completa da graça em um só dia. A segunda dose da graça é algo que só Jesus pode fazer.
As ruas da cidade estão repletas de pessoas moribundas que esperam por um milagre. Seja a caminho dos templos ou do trabalho, é possível encontrar dezenas de pedintes que aguardam uma dose da graça. Nas portas dos templos ou embaixo de uma marquise, eles estão esperando por aqueles que tem compaixão ou que se importam. Parar e se importar é um convite de Jesus para uma obra de restauração. Se você se importa com alguém, ofereça uma dose da graça. A segunda dose será apenas uma consequência daquilo que Deus já está fazendo.



Pr. Marcelo Medeiros.

sábado, 21 de janeiro de 2017

A GRAÇA DE JESUS É SUFICIENTE

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.(2 Coríntios 12:9).


A fraqueza é necessária para a grandeza? Paulo foi um instrumento especial do poder de Deus, mediante o qual a igreja cristã foi levantada no mundo inteiro. Paulo conviveu com um “espinho na carne” que o abatia diante de Deus. Essa expressão fora usada para denunciar alguma enfermidade física que o debilitava de forma mortal e ele já havia orado pedindo a cura, mas o pedido foi recusado por Deus. Ele deveria contar apenas com a graça de Jesus, pois a graça de Jesus é suficiente.

A verdade é que a graça de Jesus é abundante nas áreas onde mais precisamos. Em Romanos 5:20, a bíblia faz a seguinte afirmativa: Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. A graça está presente para suprimir uma ausência. É exatamente para isso que a graça existe. Paulo não tinha uma boa saúde e isso o tornava debilitado e fraco. Ele era constantemente insultado, depreciado e obrigado a viver em condições sub-humanas. Mas foram nessas condições que Paulo ouviu as palavras de Jesus: A minha graça te basta. A graça de Jesus se manifesta nos momentos mais inóspitos da vida. Quando o pecado aumenta, a graça transborda (2 Co. 12:20). A fraqueza é o terreno de ação da graça, pois quando você está fraco, a graça te torna forte.

            Para toda as situações, a graça de Jesus é sempre suficiente.


Pr. Marcelo Medeiros.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O MAL JAMAIS VENCERÁ O BEM


Cresci assistindo os desenhos da Liga da Justiça onde os super-heróis venciam suas batalhas contra os vilões. Posso afirmar que existe uma verdade absoluta aqui: o mal jamais vencerá o bem. A bíblia também é recheada dessa verdade. São dezenas e mais dezenas de histórias de batalhas, lutas ou desafios, mas o resultado é sempre o mesmo: Deus vencendo o mal com o bem.



O mal atacou o exército israelitas. Um grande gigante filisteu queria destruir todo o exército e envergonhar o rei Saul. Mas Deus contra-atacou. Um jovem corajoso que visitava seus irmãos desafiou o gigante e o matou. O gigante escolheu as armas mas Davi escolheu Deus. Foi essa escolha que produziu o bem (I Samuel 17).

O mal atacou a Daniel. Por causa da inveja de alguns príncipes que motivou o rei Dario a escrever um decreto, Daniel foi lançado na cova dos leões. Mas Deus contra-atacou. O anjo do Senhor visitou a cova e fechou a boca dos leões famintos. Mais uma vitória do bem (Daniel 6).

O mal veio contra Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Decididos a não se curvar em adoração a estátua feita pelo rei, foram lançados na fornalha quente de temperaturas elevadíssimas. Mas Deus também contra-atacou e Ele mesmo entrou na fornalha para guardar e proteger os Seus filhos. Deus também pode fazer isso por você.

A vida está repleta de desafios e em alguns deles o mal intentará contra você e sua família para roubar a sua paz, o emprego, a saúde, o conforto de ter uma família ou até mesmo a sua fé. Mas Deus vai contra-atacar. Milhares e milhares de anjos estão lutando a seu favor agora. Deus já ordenou um contra-ataque e os anjos só vão parar de lutar quando você estiver em segurança. O mal não vai vencer essa batalha.

Mas foi na cruz do calvário que Jesus consolidou todas as nossas vitórias. Pendurado no madeiro e sob fortes aplausos do mal, sua morte parecia anunciar a derrota do bem. Ninguém queria acreditar nessa possibilidade. Satanás e seus anjos celebraram com danças a morte do filho de Deus. Seriam três dias de festa se não fosse por algo já esperado. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e a festa do inferno foi interrompida. O mal jamais vencerá o bem.

Muitas coisas podem está acontecendo com você agora. Mas eu preciso te dizer uma única verdade absoluta: O MAL JAMAIS VENCERÁ O BEM.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos (Salmos 91:7-11).


Pr. Marcelo Medeiros

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

VOCÊ ESTÁ PRONTO?

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado! (Salmos 15:1-5).



Davi, inspirado por Deus, escreveu esse texto e perguntou: Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu Santo Monte? Um padrão muito elevado, que tem a ver com o caráter é requerido para esse acesso: Ser íntegro, ser justo, ser verdadeiro, não falar mal do próximo, não fazer mal a ninguém, não caluniar ninguém, manter a sua palavra ainda que ele lhe custe um alto preço, não emprestar visando lucro e não aceitar suborno.

O salmo tem aplicação direta para a nossa vida secular. A questão é: quem é digno de estar na presença de Deus, adorá-Lo corretamente em Sua Casa e passar a eternidade com Ele no Céu? Nosso objetivo é morar com o Senhor para sempre. Porém, nada contaminado ou imundo entrará no Reino de Deus. O caráter do cidadão celestial é descrito no salmo 15. Somos peregrinos neste mundo em direção à Canaã Celestial. Quem segue firme rumo à morada celestial vive a mensagem desse salmo.


Davi nos convida para um autoexame. É uma chamada para uma revisão pessoal. Mas se por acaso você encontrar manchas de pecado no seu corpo, lave-se com o sangue de Jesus. Pois o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (I João 1:7).

Deus te abençoe.  


Pr. Marcelo Medeiros

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

LEVA TEMPO ATÉ FICAR PRONTO

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13,14)



Saudades das rosquinhas que a minha vovozinha fazia quando eu ainda era criança. Aquelas eram as melhores rosquinhas que eu já havia comido. Vovó utilizava um quilo de farinha de trigo para uma grande porção. Os netos ficavam em volta para apressa-la, mas todas as nossas expectativas eram frustradas por suas palavras: “leva tempo até ficar pronta”, dizia ela. Vovó sabia que a massa da rosquinha precisava de tempo para sofrer algumas mudanças benéficas antes de ser assada. Para mim que era apenas uma criança, aquele tempo parecia uma eternidade, mas valia cada segundo da minha vida. Afinal de contas, aquela não era qualquer rosquinha. Aquela era a melhor rosquinha da região.
Há um princípio de sabedoria aqui. É preciso gastar tempo para fazer algo bom o suficiente a ponto de se diferenciar daquilo que é comum. Agora eu entendo a minha vovó. Agora eu entendo o apostolo Paulo quando ele disse: “Eu prossigo para o alvo”. Paulo sabia que esse processo era demorado, mas ele deveria persistir até o fim para alcançar o prêmio que estava reservado para ele: ser igual a Jesus. Em outra ocasião, Paulo desejou a mesma coisa quando ele escreveu para a igreja de Éfeso:  “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. (Ef. 4:13). Paulo não queria ser uma pessoa comum. Ele queria ser igual o melhor: Jesus Cristo.

Você pode ter uma vida comum ou você pode ter a melhor vida já reservada para você nessa terra, mas será preciso gastar tempo para isso acontecer. Estou afirmando para você aquilo que aprendi com a minha vovó: Leva tempo até ficar pronto. Se você quer filhos melhores, gaste tempo com eles. Se você deseja melhorar o seu relacionamento conjugal, então dedique-se a isso. Quer ser reconhecido no trabalho? Seja empenhado profissionalmente. Estude mais. Ame mais. Cante mais. Ore mais e sorria mais. Para tudo aquilo que você se dedicar, você colherá o melhor. Não adianta desejar sem se comprometer. Vai acontecer na mesma medida em que você se empenhar. É assim que funciona.

Pode levar algum tempo até que você contemple os primeiros resultados da sua ação. Mas quero afirmar que tudo vai ficar pronto no tempo certo. Você verá o resultado do seu trabalho. Filhos melhores, família restaurada, emprego abençoado e uma vida repleta do melhor dessa terra. Pode levar algum tempo, mas vai ficar pronto.

Tem um prêmio lindo esperando por você aqui.


Pr. Marcelo Medeiros