Pagina Inicial

terça-feira, 9 de maio de 2017

OS 4 HÁBITOS ALTAMENTE EFICAZES

“Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.” ‭‭Jó‬ ‭1:8‬ ‭NVI‬‬
Você já deve ter visto a quantidade de livros escritos e publicados, com o objetivo de nós oferecer uma solução para os nossos problemas. A maioria deles tem uma inclinação para a linha da autoajuda e oferecem uma solução para uma vida vitoriosa. Pois bem, com base na vida de Jó, gostaria de apresentar a você quatro hábitos altamente eficaz que levará você a uma vida vitoriosa.
1 – Seja Irrepreensível: Irrepreensível significa aquele que não dá margem a repreensão ou censura. É servir de bom exemplo para as outras pessoas. Jó era visto assim entre os homens. Melhor do que  falar do que é  certo é fazer o que é certo, e Jó não deixava margens para que duvidassem da sua conduta. Cultive esse hábito na sua vida. Não deixe margens para interpretações inidôneas a respeito da sua conduta. Diga não ao pecado e procure uma vida limpa pois esse hábito será altamente eficaz nos dias mais tenebrosos da sua vida. Funcionou com Jó, funcionará com você.
2 – Seja Íntegro: A integridade é o estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição, que se mantem ileso ou intato, que não foi atingido ou agredido. Significa a qualidade de alguém de manter uma conduta reta. Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando seu próximo por um motivo fútil e incoerente. Ele não se diminui diante dos desafios, mas sabe manter a honra, a ética e a educação. No texto, Satanás julgava que Jó tinha uma piedade falsa e pretensiosa, a qual cairia por terra diante da mais leve provocação. Satanás estava ansioso para provar que a sua avaliação do caráter de Jó é que estava certa, não a de Yahweh. O resultado desse desafio? O inimigo perdeu. Ser integro é uma qualidade moral altamente eficaz em um filho de Deus.
3 – Seja Temente a Deus: O temor a Deus é uma característica benéfica para aquele que deseja alcançar graça e misericórdia nos dias de angustia. A palavra temor está associada  ao mesmo significado de obedecer. Temer a Deus é prestar obediência a Ele. Homens que temem ao Senhor se desviam dos caminhos tortuosos. Fugir do pecado e todas as suas consequências é um princípio de temor ao Senhor. Seja temente a Deus e experimente as virtudes dessa decisão.
4 – Evite o Mal: Evitar o mal é quase um resumo das qualidades já citadas anteriormente. Mas existe algo que precisa ficar evidente entre nós. Evitar o mal é uma escolha. Você sabe o que é licito e ilícito sendo capaz de fazer a escolha certa. Se você sempre escolhe o pior, então você precisa fazer ajustes nos seus valores internos.
Que os hábitos altamente eficazes de Jó sejam capazes de conduzir você a uma vida vitoriosa.
Pr. Marcelo Medeiros.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

O BRASIL PRECISA DE VOCÊ

E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias. E, falando ele comigo estas palavras, abaixei o meu rosto para a terra, e emudeci. (Daniel 10:11-15).

Estamos diante da maior crise moral que envolve uma nação. A corrupção chegou a níveis estratosféricos. Mais de 5 bilhões já foram somados na escandalosa conta que envolve a corrupção disfarçada de caixa 2. Para cada novo depoimento, uma nova avalanche de denúncias que parece nunca ter fim.

A corrupção é um mal que pode destruir um povo e uma nação. Ela existe desde a fundação do mundo e tem sua origem no pecado. E se ela tem origem no pecado, então eu posso afirmar que ela é uma poderosa arma de satanás para destruir um pais. Hoje, o Brasil é o alvo principal das diversas investidas das trevas. Satanás está usando todas as suas forças para fazer o que ele sempre fez: matar, roubar e destruir.

As investidas das trevas contra uma nação seguem rigorosos protocolos espirituais. Ele já havia tentado isso antes durante o período do reinado de Ciro na Pérsia (500 ac), mas foi impedido por Miguel (Miguel = "aquele que é semelhante a Deus". Um dos principais arcanjos, ou até mesmo o primeiro descrito como aquele que defende os filhos de Israel em tempos de conflito). Na luta pela reconquista do reino Persa, Deus enviou Miguel.

O Brasil está em trevas, mas não está abandonado. Há uma forte dominação das trevas sobre a nossa nação, mas eu sei em quem tenho crido. Deus está ordenando que exércitos celestiais lute por nossa nação. Miguel está vindo para liderar essa batalha e haverá apenas um vencedor: Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.

Eu desafio você a orar pelo Brasil. Somente orações intensas e prevalentes podem vencer em casos difíceis. Que o leitor não desista porque suas orações não estão sendo respondidas. A vitória está ali para aqueles que buscam resposta com diligência e determinação. Ore.

Mais coisas são operadas pela oração do que este mundo sonha (Alfred, Lord Tennyson).


Pr. Marcelo Medeiros.

terça-feira, 28 de março de 2017

ESCOLHAS

Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Lc 10:40-42).


É nítido o conflito de interesse entre as irmãs Marta e Maria. Foi Marta que recepcionou Jesus na entrada da sua casa, mas logo em seguida ela se perderia nas suas escolhas. Enquanto Marta escolhia executar muito serviço, sua irmã Maria se jogava aos pés de Jesus e aproveitava cada segundo daquela maravilhosa visita. Maria havia escolhido a melhor parte.

Sempre que leio esse texto fico reflexivo sobre a seguinte pergunta: Será que estamos fazendo boas escolhas? Escolhemos fazer primeiro as tarefas do dia por entender que elas são importantes e prioritárias. Assumimos o papel de Marta quando priorizamos deixar as coisas terrenas em ordem (serviço) para depois desfrutar das coisas espirituais (comunhão com Deus). Enquanto tentamos vencer nossas lutas com a força do braço, Jesus nos convida a parar alguns minutos para meditar em sua palavra. Orar (falar com Deus) e ler a bíblia (ouvir a voz de Deus) sempre foi a prioridade e Maria sabia disso.

Você pode levantar da cama, tomar banho e partir para o trabalho onde muitas atividades esperam por você. Mas você também pode parar alguns minutos antes ou depois dessa rotina e separar um tempo para sua comunhão com Deus. Lembre-se apenas que uma parte é melhor do que a outra. Você decide.

Boas escolhas são aquelas que lhe trazem benefícios nessa vida e na eternidade. Nesse caso, eu convido você a escolher tudo aquilo que aproxima você de Jesus Cristo.

Lembre-se, quando você escolher a boa parte (Jesus), nada ou ninguém poderá tirar isso de você (salvação).


Pr. Marcelo Medeiros.

segunda-feira, 20 de março de 2017

ONDE DEUS HABITA

Estudando a bíblia é possível acompanhar as mudanças conceituais a respeito da morada de Deus. No antigo testamento, a partir do reinado de Davi e seu filho Salomão, é visível a transição entre o Tabernáculo e o Templo. O tabernáculo era uma tenda portátil que os israelitas carregaram nos 40 anos de vagueações no deserto e durante seus anos na terra prometida até que Salomão construiu o primeiro templo.

O tabernáculo simbolizava a presença de Deus entre o seu povo e de tempo em tempo, o Senhor descia entre eles e falava com o seu povo (Êxodo 25:8,22) pois foi esse o objetivo da sua construção. Mas Davi, durante o seu reinado, sentiu a necessidade de construir um templo para guardar a arca do concerto. Sair do tabernáculo (estrutura móvel) para um templo (estrutura fixa) foi uma mudança de paradigma. E essa mudança de conceito influenciou toda a história do cristianismo.

O templo foi idealizado por Davi (I Crônicas 17) mas não era essa a ideia original de Deus. Ao que parece, uma estrutura fixa para “abrigar” um Deus tão poderoso e ilimitado em ações, poder e glória foi questionado pelo próprio Deus conforme os versos abaixo: Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar; porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo. (1 Crônicas 17:4,5).

Apesar da insistência de Davi, Deus não permitiu que ele construísse o templo. Essa missão ficou para o seu filho Salomão (II Crônicas 3). Uma construção linda e grande, digna de um rei.

A construção do templo alterou o entendimento do povo a respeito da habitação de Deus. Se você perguntasse a alguém, naquela época, onde Deus habita? A resposta seria o templo. Esse entendimento se perpetuou por muitas gerações e mudou a forma de se relacionar e adorar a Deus. Agora, por falta de sabedoria humana, Deus estava “preso no templo”. Fora do templo não havia adoração. Fora do templo não era possível falar com Deus. Derrubar o templo seria uma profanação pois “Deus habitava lá dentro”. O erro foi trocar o Deus do templo pelo próprio templo. Onde Deus habita? A resposta para essa pergunta é simples. Ele habita em você. Esse sempre foi o desejo Dele. Você é o templo do Espirito Santo.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. (1 Coríntios 3:16,17).

A ideia de “um Deus preso no templo” ainda existe entre nós. Há um forte misticismo sobre esse tema no meio religioso. Recentemente, fizeram uma réplica do templo de Salomão em São Paulo e eu me perguntei: Qual o objetivo disso? 

Se Deus não habitar em nós, então não faz nenhum sentido que Ele habite em qualquer outro lugar.


Pr. Marcelo Medeiros.

segunda-feira, 13 de março de 2017

SE NÃO

Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som dos instrumentos musicais, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, SE NÃO a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, SE NÃO, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Dn 3:15-18).


O termo “SE NÃO”, segundo as regras do bom português, é o resultado do uso de duas palavras: "se" (conjunção condicional), seguido do advérbio de negação "não". Equivale à expressão "se por acaso não". Nesse caso, há a expressão clara de uma condição na negativa.

Sadraque, Mesaque e Abednego estavam diante do maior desafio de suas vidas. A ordem do Rei Nabucodonosor era muito clara. Ao som dos instrumentos musicais, todos deveriam se prostrar a sua estátua. E se não o fizesse, eles morreriam queimados na fornalha. Os três jovens disseram ao Rei que Deus poderia os livrar da fornalha, e se não o fizesse, eles escolheriam o martírio, mas não se submeteriam a nenhuma apostasia. Judá estava perdida em sua idolatria imposta pelo governo. Se dobrar aos pés da imagem poderia garantir vida fácil aos seguidores. Mas rejeitar essa ordem poderia custar muito caro aos “rebeldes”.

Muitos anos já se passaram e essa linda história continua sendo compartilhada e pregada entre os homens. O desfecho final foi lindo e contou com um milagroso livramento da parte de Deus em favor dos jovens. Mas foi preciso conviver com um “SE NÃO”. Para Sadraque, Mesaque e Abednego o “SE NÃO” representava uma condição negativa. Mas essa condição não seria capaz de alterar os fundamentos da Fé, ainda que nada a favor deles acontecesse.

A vida vai te cercar de muitos SE NÃO. A resposta que você der a cada um deles determinará os próximos passos no seu relacionamento com Deus. Compartilho com você essa linda cação. Ouça e seja ministrado pelo Espirito Santo.


Eu não vi o mar se abrir
Eu não vi o coxo andar
Também não vi gigante cair
Mas escolhi confiar
Pr. Marcelo Medeiros

domingo, 5 de março de 2017

DEUS SE IMPORTA COM AS SUAS PERDAS

E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir". Então um deles perguntou: "Não gostaria de ir com os teus servos? " "Sim", ele respondeu. E foi com eles. Foram ao Jordão e começaram a derrubar árvores. Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado! " O homem de Deus perguntou: "Onde caiu? " Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou. (2 Reis 6:1-7).


Depois de Elias, Eliseu tornou-se o presidente da escola dos profetas de Israel. Os discípulos dos profetas eram chamados de seus “filhos”, o que explica a palavra no verso 01. Seu ministério durou aproximadamente 50 anos e ele foi o profeta mais ousado da história de Israel.
A vida de Eliseu era cheia de aventuras com Deus. Nesta passagem encontramos um grupo de profetas que estava construindo uma nova tenda para abrigar todos os novos “filhos” ou discípulos. Um deles deixa cair a parte de ferro do machado na água e fica chateado pois era emprestado. Eliseu responde tomando um galho e jogando-o na água onde o ferro caiu. O ferro imediatamente flutuou para a superfície.

Honestamente, quando você lê esta história pela primeira vez, ela parece não ter nenhum sentido, mas há muito a aprender com esta história. Deus se importa com o que você perdeu. Nenhuma preocupação é tão pequena para o nosso Deus, mesmo um ferro de machado perdido. Ele se importa com as suas perdas.

O que você perdeu? Seu emprego? Uma bênção? Um relacionamento? Sua paz? Sua segurança financeira? Sua reputação ou algo mais? A boa notícia é que Deus realmente se importa com o que quer que você tenha perdido e pode ajudá-lo a recuperar isso. Deus pode ajudá-lo a encontrar o que você perdeu olhando para o lugar onde caiu. Volte para onde você saiu dos trilhos e permita que Deus te ajude a retornar ao caminho. Você pode precisar parar algo e começar a fazer alguma coisa diferente.


O ferro do seu machado não se perdeu para sempre. 

Extraído do plano de leitura bíblia ELISEU: UM CONTO DE UMA FÉ EXTRAVAGANTE – Aplicativo YOURVERSION

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

JESUS - O SENHOR DAS TEMPESTADES

 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos? " Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se! " O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? " Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? " (Marcos 4:38-41).



Foram momentos de terror. O pânico se instalara entre eles. Não bastasse um dia cansativo, o horário avançado, as ondas prevalecendo contra a embarcação...Jesus estava dormindo! Aqueles homens tinham perdido o senso de direção, pois as estrelas estavam agora escondidas por causa da tempestade. Seu medo só aumentou ao ver Jesus dormir – e quantos de nós ficamos assustados ao ver que, diante do que estamos passando, Jesus nada parece fazer? Ao despertar, Jesus mostra a eles (e a nós) que o medo é o grande opositor da fé.  

“Onde está a vossa fé? Por que o medo está em seus corações? ” – questiona Jesus.  

O medo nos paralisa, afasta de nós as bênçãos de Deus e nos impede de usufruir da vida do Senhor. Por isso Jesus chama a atenção quanto ao medo que eles tinham – o medo afastara a fé deles. Além disso, ao repreender a tempestade, Jesus ensina mais duas lições: [1] Ele sempre vem ao nosso socorro, ainda que julguemos que o problema não tenha solução; [2] que toda a ameaça contra nós está literalmente debaixo de Sua Palavra. Por isso a Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra – quanto mais ouvimos, mais nos enchemos de fé, e mais o medo se afasta de nós.  

Seu coração hoje está cheio de medo? Você tem se perguntado onde Jesus está? Saiba que apenas uma Palavra Sua pode mudar tudo, trazendo bonança e paz a sua vida. Creia, se encha do Espírito Santo e veja o Senhor das tempestades velando por você.

Extraído de plano de leitura bíblia O DEUS DA TEMPESTADE – Aplicativo YOURVERSION

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A GRAÇA REVIGORA A FÉ

E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. (Marcos 9:24)


Aquele pai se sentia impotente diante de tanto sofrimento vivido por seu filho. O jovem rapaz era mais uma vítima das ações destruidoras de satanás. Seu corpo fora tomado como habitação de um espirito maligno que o destruía desde bem pequeno. Todo aquele sofrimento foi capaz de cauterizar o coração daquele pai. A fé já não era tão presente na sua vida. Ele havia perdido a esperança de ver dias melhores para o seu filho. Por muito tempo aquele pai manteve uma atitude positiva e esperançosa, mas ver seu filho diariamente ensanguentado e ferido desconstruía os alicerces da fé no qual sua esperança fora firmada. Pobre garoto. Fraco, machucado e sem qualquer perspectiva de melhora, restava ao seu pai apenas aguardar por uma triste notícia que chegaria a qualquer momento a menos que a graça de Jesus cruzasse sua vida. E foi exatamente isso que aconteceu.

Existem duas coisas capazes de chamar a atenção de Deus: A fé (Hebreus 6:11) e um coração aquebrantado (Salmos 51:17). Se você precisa de ajuda e sente que sua fé está a ponto de esmorecer, então você precisa se aquebrantar na presença de Deus. Foi isso que aquele pai fez. Ele abriu o coração e confessou tudo para Jesus. Ele fez uma confissão honesta a respeito daquilo que ele era e cria. Ele deixou Jesus conduzir os próximos passos e o resultado foi surpreendente.

Se hoje também lhe falta fé para crer, então você está apto a receber a graça através de um coração que confessa a sua dor. A graça encontrou uma fé adormecida e machucada e foi capaz de revigorá-la. Jesus não exigiu uma explicação daquele pai. Ele simplesmente manifestou a Sua graça em meio uma confissão honesta de um pai sem esperança: ajude-me na minha incredulidade.

Se tudo que você tem a dizer para Jesus hoje é me ajude na minha incredulidade, então diga. A graça está a procura de um coração contrito e aquebrantado. Hoje pode ser o seu dia.


Pr. Marcelo Medeiros.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

APÓSTOLO DA ALEGRIA

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos 13:52).




Os livros de Atos dos Apóstolo possuem os registros das primeiras igrejas constituídas pelo Espirito Santo de Deus nessa terra. Homens e mulheres semelhantes a mim e a você, foram usados por Deus poderosamente para pregar o evangelho. O resultado dessa ação foram milhares de pessoas salvas ao longo da história. Mas o que havia de tão especial naquela igreja? Eles estavam cheiros de alegria e do Espirito Santo.

Uma pessoa feliz e cheia do Espirito Santo não poderá ser abatida ou interrompida pelas forças desse mundo. Ela se torna invencível, pois a alegria move o reino de Deus. É isso que acontece quando você deixa seu coração ser visitado pela alegria.

São muitas as situações que desafiam o seu coração para não se alegrar. Problemas familiares, dividas, enfermidades ou muitas outras preocupações tenderão a te conduzir por uma linha de amargura e tristeza. Mas eu encorajo você a se alegrar. A sua alegria trará a presença de Deus para o lugar onde você está, e quando Ele chegar tudo novo Ele fará.

Ele chegou e libertou Paulo e Silas de uma cadeia (Atos 16.25-26)
Ele chegou e curou um paralitico (Atos 14.10)
Ele chegou e salvou toda a família do carcereiro (Atos 16.31-33)
Ele chegou e fez diversos milagres através de Paulo (Atos 19.11)

Nenhuma das situações acima foi fácil. Mas os discípulos escolheram se alegrar. Eles se tornaram apóstolos da alegria naquele tempo e foi através dessa alegria que Deus operou muitos milagres. Você também é um apostolo da alegria nessa terra. Seus milagres estão a espera dos seus sorrisos.

Então sorria, você está sendo abençoado.


Pr. Marcelo Medeiros.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DUAS DOSES DA GRAÇA

E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. (Atos 3:5-7)


Esse episódio ocorreu em Jerusalém mas poderia ter ocorrido em qualquer lugar. Dois homens indo ao templo orar, Pedro e João, mas poderia ter sido eu e você. Um belo templo com uma grande porta, rodeado de gente moribunda a espera de uma caridade. Você já deve ter visto uma cena assim.

E foi no caminho para a igreja que Pedro e João encontrou um pobre homem, aleijado de nascença, pedinte e dependente da caridade alheia. Como já era de costume, aquele pobre homem pedia esmolas aos frequentadores do templo. Ele recebeu mais do que moedas naquela tarde. Ele recebeu duas doses da misericordiosa graça de Jesus.

A primeira dose da graça foi a compaixão.  Pedro e João tiveram compaixão daquele homem. Quando Pedro diz: “Olhe para nós”, Pedro está afirmando que se importava com aquele homem. Olhar nos olhos é um ato de envolvimento. Enquanto muitas pessoas apenas ofertavam uma moeda, Pedro e João ofereceram um pouco do seu tempo e da sua compaixão. A primeira dose da graça também pode ser ofertada por nós.

A segunda dose da graça foi a cura divina. Cheios da unção e com autoridade concedida pelo Nome de Jesus, Pedro orou com fé, moveu o coração de Deus e trouxe a cura sobre o corpo enfermo daquele aleijado. Que dia lindo na vida daquele homem. Duas doses completa da graça em um só dia. A segunda dose da graça é algo que só Jesus pode fazer.
As ruas da cidade estão repletas de pessoas moribundas que esperam por um milagre. Seja a caminho dos templos ou do trabalho, é possível encontrar dezenas de pedintes que aguardam uma dose da graça. Nas portas dos templos ou embaixo de uma marquise, eles estão esperando por aqueles que tem compaixão ou que se importam. Parar e se importar é um convite de Jesus para uma obra de restauração. Se você se importa com alguém, ofereça uma dose da graça. A segunda dose será apenas uma consequência daquilo que Deus já está fazendo.



Pr. Marcelo Medeiros.

sábado, 21 de janeiro de 2017

A GRAÇA DE JESUS É SUFICIENTE

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.(2 Coríntios 12:9).


A fraqueza é necessária para a grandeza? Paulo foi um instrumento especial do poder de Deus, mediante o qual a igreja cristã foi levantada no mundo inteiro. Paulo conviveu com um “espinho na carne” que o abatia diante de Deus. Essa expressão fora usada para denunciar alguma enfermidade física que o debilitava de forma mortal e ele já havia orado pedindo a cura, mas o pedido foi recusado por Deus. Ele deveria contar apenas com a graça de Jesus, pois a graça de Jesus é suficiente.

A verdade é que a graça de Jesus é abundante nas áreas onde mais precisamos. Em Romanos 5:20, a bíblia faz a seguinte afirmativa: Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. A graça está presente para suprimir uma ausência. É exatamente para isso que a graça existe. Paulo não tinha uma boa saúde e isso o tornava debilitado e fraco. Ele era constantemente insultado, depreciado e obrigado a viver em condições sub-humanas. Mas foram nessas condições que Paulo ouviu as palavras de Jesus: A minha graça te basta. A graça de Jesus se manifesta nos momentos mais inóspitos da vida. Quando o pecado aumenta, a graça transborda (2 Co. 12:20). A fraqueza é o terreno de ação da graça, pois quando você está fraco, a graça te torna forte.

            Para toda as situações, a graça de Jesus é sempre suficiente.


Pr. Marcelo Medeiros.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O MAL JAMAIS VENCERÁ O BEM


Cresci assistindo os desenhos da Liga da Justiça onde os super-heróis venciam suas batalhas contra os vilões. Posso afirmar que existe uma verdade absoluta aqui: o mal jamais vencerá o bem. A bíblia também é recheada dessa verdade. São dezenas e mais dezenas de histórias de batalhas, lutas ou desafios, mas o resultado é sempre o mesmo: Deus vencendo o mal com o bem.



O mal atacou o exército israelitas. Um grande gigante filisteu queria destruir todo o exército e envergonhar o rei Saul. Mas Deus contra-atacou. Um jovem corajoso que visitava seus irmãos desafiou o gigante e o matou. O gigante escolheu as armas mas Davi escolheu Deus. Foi essa escolha que produziu o bem (I Samuel 17).

O mal atacou a Daniel. Por causa da inveja de alguns príncipes que motivou o rei Dario a escrever um decreto, Daniel foi lançado na cova dos leões. Mas Deus contra-atacou. O anjo do Senhor visitou a cova e fechou a boca dos leões famintos. Mais uma vitória do bem (Daniel 6).

O mal veio contra Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Decididos a não se curvar em adoração a estátua feita pelo rei, foram lançados na fornalha quente de temperaturas elevadíssimas. Mas Deus também contra-atacou e Ele mesmo entrou na fornalha para guardar e proteger os Seus filhos. Deus também pode fazer isso por você.

A vida está repleta de desafios e em alguns deles o mal intentará contra você e sua família para roubar a sua paz, o emprego, a saúde, o conforto de ter uma família ou até mesmo a sua fé. Mas Deus vai contra-atacar. Milhares e milhares de anjos estão lutando a seu favor agora. Deus já ordenou um contra-ataque e os anjos só vão parar de lutar quando você estiver em segurança. O mal não vai vencer essa batalha.

Mas foi na cruz do calvário que Jesus consolidou todas as nossas vitórias. Pendurado no madeiro e sob fortes aplausos do mal, sua morte parecia anunciar a derrota do bem. Ninguém queria acreditar nessa possibilidade. Satanás e seus anjos celebraram com danças a morte do filho de Deus. Seriam três dias de festa se não fosse por algo já esperado. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e a festa do inferno foi interrompida. O mal jamais vencerá o bem.

Muitas coisas podem está acontecendo com você agora. Mas eu preciso te dizer uma única verdade absoluta: O MAL JAMAIS VENCERÁ O BEM.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos (Salmos 91:7-11).


Pr. Marcelo Medeiros

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

VOCÊ ESTÁ PRONTO?

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado! (Salmos 15:1-5).



Davi, inspirado por Deus, escreveu esse texto e perguntou: Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu Santo Monte? Um padrão muito elevado, que tem a ver com o caráter é requerido para esse acesso: Ser íntegro, ser justo, ser verdadeiro, não falar mal do próximo, não fazer mal a ninguém, não caluniar ninguém, manter a sua palavra ainda que ele lhe custe um alto preço, não emprestar visando lucro e não aceitar suborno.

O salmo tem aplicação direta para a nossa vida secular. A questão é: quem é digno de estar na presença de Deus, adorá-Lo corretamente em Sua Casa e passar a eternidade com Ele no Céu? Nosso objetivo é morar com o Senhor para sempre. Porém, nada contaminado ou imundo entrará no Reino de Deus. O caráter do cidadão celestial é descrito no salmo 15. Somos peregrinos neste mundo em direção à Canaã Celestial. Quem segue firme rumo à morada celestial vive a mensagem desse salmo.


Davi nos convida para um autoexame. É uma chamada para uma revisão pessoal. Mas se por acaso você encontrar manchas de pecado no seu corpo, lave-se com o sangue de Jesus. Pois o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (I João 1:7).

Deus te abençoe.  


Pr. Marcelo Medeiros

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

LEVA TEMPO ATÉ FICAR PRONTO

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13,14)



Saudades das rosquinhas que a minha vovozinha fazia quando eu ainda era criança. Aquelas eram as melhores rosquinhas que eu já havia comido. Vovó utilizava um quilo de farinha de trigo para uma grande porção. Os netos ficavam em volta para apressa-la, mas todas as nossas expectativas eram frustradas por suas palavras: “leva tempo até ficar pronta”, dizia ela. Vovó sabia que a massa da rosquinha precisava de tempo para sofrer algumas mudanças benéficas antes de ser assada. Para mim que era apenas uma criança, aquele tempo parecia uma eternidade, mas valia cada segundo da minha vida. Afinal de contas, aquela não era qualquer rosquinha. Aquela era a melhor rosquinha da região.
Há um princípio de sabedoria aqui. É preciso gastar tempo para fazer algo bom o suficiente a ponto de se diferenciar daquilo que é comum. Agora eu entendo a minha vovó. Agora eu entendo o apostolo Paulo quando ele disse: “Eu prossigo para o alvo”. Paulo sabia que esse processo era demorado, mas ele deveria persistir até o fim para alcançar o prêmio que estava reservado para ele: ser igual a Jesus. Em outra ocasião, Paulo desejou a mesma coisa quando ele escreveu para a igreja de Éfeso:  “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. (Ef. 4:13). Paulo não queria ser uma pessoa comum. Ele queria ser igual o melhor: Jesus Cristo.

Você pode ter uma vida comum ou você pode ter a melhor vida já reservada para você nessa terra, mas será preciso gastar tempo para isso acontecer. Estou afirmando para você aquilo que aprendi com a minha vovó: Leva tempo até ficar pronto. Se você quer filhos melhores, gaste tempo com eles. Se você deseja melhorar o seu relacionamento conjugal, então dedique-se a isso. Quer ser reconhecido no trabalho? Seja empenhado profissionalmente. Estude mais. Ame mais. Cante mais. Ore mais e sorria mais. Para tudo aquilo que você se dedicar, você colherá o melhor. Não adianta desejar sem se comprometer. Vai acontecer na mesma medida em que você se empenhar. É assim que funciona.

Pode levar algum tempo até que você contemple os primeiros resultados da sua ação. Mas quero afirmar que tudo vai ficar pronto no tempo certo. Você verá o resultado do seu trabalho. Filhos melhores, família restaurada, emprego abençoado e uma vida repleta do melhor dessa terra. Pode levar algum tempo, mas vai ficar pronto.

Tem um prêmio lindo esperando por você aqui.


Pr. Marcelo Medeiros