Pagina Inicial

segunda-feira, 20 de março de 2017

ONDE DEUS HABITA

Estudando a bíblia é possível acompanhar as mudanças conceituais a respeito da morada de Deus. No antigo testamento, a partir do reinado de Davi e seu filho Salomão, é visível a transição entre o Tabernáculo e o Templo. O tabernáculo era uma tenda portátil que os israelitas carregaram nos 40 anos de vagueações no deserto e durante seus anos na terra prometida até que Salomão construiu o primeiro templo.

O tabernáculo simbolizava a presença de Deus entre o seu povo e de tempo em tempo, o Senhor descia entre eles e falava com o seu povo (Êxodo 25:8,22) pois foi esse o objetivo da sua construção. Mas Davi, durante o seu reinado, sentiu a necessidade de construir um templo para guardar a arca do concerto. Sair do tabernáculo (estrutura móvel) para um templo (estrutura fixa) foi uma mudança de paradigma. E essa mudança de conceito influenciou toda a história do cristianismo.

O templo foi idealizado por Davi (I Crônicas 17) mas não era essa a ideia original de Deus. Ao que parece, uma estrutura fixa para “abrigar” um Deus tão poderoso e ilimitado em ações, poder e glória foi questionado pelo próprio Deus conforme os versos abaixo: Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar; porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo. (1 Crônicas 17:4,5).

Apesar da insistência de Davi, Deus não permitiu que ele construísse o templo. Essa missão ficou para o seu filho Salomão (II Crônicas 3). Uma construção linda e grande, digna de um rei.

A construção do templo alterou o entendimento do povo a respeito da habitação de Deus. Se você perguntasse a alguém, naquela época, onde Deus habita? A resposta seria o templo. Esse entendimento se perpetuou por muitas gerações e mudou a forma de se relacionar e adorar a Deus. Agora, por falta de sabedoria humana, Deus estava “preso no templo”. Fora do templo não havia adoração. Fora do templo não era possível falar com Deus. Derrubar o templo seria uma profanação pois “Deus habitava lá dentro”. O erro foi trocar o Deus do templo pelo próprio templo. Onde Deus habita? A resposta para essa pergunta é simples. Ele habita em você. Esse sempre foi o desejo Dele. Você é o templo do Espirito Santo.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. (1 Coríntios 3:16,17).

A ideia de “um Deus preso no templo” ainda existe entre nós. Há um forte misticismo sobre esse tema no meio religioso. Recentemente, fizeram uma réplica do templo de Salomão em São Paulo e eu me perguntei: Qual o objetivo disso? 

Se Deus não habitar em nós, então não faz nenhum sentido que Ele habite em qualquer outro lugar.


Pr. Marcelo Medeiros.

2 comentários:

  1. Palavra abençoada, completamente objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!
    Deus te abençoe, grandemente 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir