Pagina Inicial

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A DIFÍCIL TAREFA DE RECONSTRUIR

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. (Neemias 1:1-4).


Reconstruir algo que já existiu é sempre uma tarefa árdua e muitas vezes demorada. Há quem diga que é mais fácil construir algo novo do que reconstruir algo que já existiu. Neemias acabara de receber seu irmão Hanani com noticias de Jerusalém (Neemias 1). A cidade estava em profundo estado de calamidade (V.3). Seus muros foram destruídos e suas portas queimadas. Isso significava que os judeus que ainda moravam lá estavam expostos e desprotegidos a quaisquer inimigos. A cidade não tinha nenhuma condição de proteger seus filhos. Neemias movido de compaixão chorou e jejuou por seu povo.

Neemias sentiu-se desafiado a reconstruir os muros de Jerusalém. Sua missão iniciou imediatamente após ouvir a noticia dada por seu irmão. Neemias não colocou a mão no cimento de imediato. Ele entrou na presença de Deus e se humilhou por seu povo. Arrependeu-se por seus pecados e pelos pecados do seu povo. Começou a reconstruir as muralhas espirituais antes de levantar qualquer parede física.

A infidelidade derruba nossas fortalezas e nos expõe aos perigos da selva de pedra em que vivemos. Mas a fidelidade a Deus forja em nós um caráter forte e resistente capaz de conter o pecado e frustrar qualquer investida do inimigo sobre as nossas fortalezas.

Assim como Neemias, Deus nos tem convocado para reconstruir os muros espirituais que delimitam territórios de propriedade divina. Sua casa, sua vida, sua família, sua igreja, seus talentos, seu emprego, suas riquezas e tudo mais são territórios do Deus Altíssimo que podem ser assolados por causa da infidelidade.


Não espere que os muros que te protegem do mal sejam destruídos pelas investidas das trevas. Volte-se ao Senhor. Lembre-se de onde você falhou e arrependa-se. Ore e chore se for necessário. Ele é fiel. Ele ouvirá a sua oração e sarará a sua terra se você humildemente clamar.

Deus abençoe sua vida.
Pr. Marcelo Medeiros.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

QUALIDADE TOTAL - A BUSCA PELA EXCELÊNCIA

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15 NVI)


Ao longo da jornada das nossas vidas somos desafiados a nos qualificar cada vez mais. Você mal consegue concluir o estudo fundamental e descobre que já precisa iniciar uma graduação. Anos de estudo e quando você termina a graduação, descobre que sem uma Pós-graduação, mestrado ou doutorado você não irá muito longe. É a incansável busca pela excelência ou a qualidade total. E essa visão não para em você. A Busca obsessiva pela excelência também faz parte da vida das empresas. Algumas delas fazem dessa filosofia a sua visão e missão. Ser a melhor empresa, ter as melhores certificações ISO e ter o melhor serviço no ramo em que atua. Tudo pela busca da qualidade total.

Apesar de não pensarmos nisso com frequência, na vida espiritual também é requerido algumas qualificações espirituais:

1.     Um bom testemunho de Cristo pode evidenciar suas qualidades morais, evitando o desconforto de uma vergonha motivada pelo pecado. Seja honesto e justo em tudo que fizer. Resista ao diabo e suas mazelas. O pecado parece doce, mas no final amargara como um fel.

2.   Estude a palavra de Deus com a mesma motivação dos livros seculares utilizados no dia a dia. Manejar bem a palavra não significa localizar rapidamente o texto bíblico, mas saber aplicar a palavra corretamente. Muitos cristãos passam anos e anos e não conseguem aprender a Bíblia. Por incrível que parece a falta de aprendizado é sustentada pela falta de leitura. A Bíblia não é difícil. Lembre-se que o professor da Bíblia é o próprio autor na pessoa do Espirito Santo (João 14:26). Peça a Ele o discernimento e Ele mesmo te esclarecerá.

Fico imaginando as palavras do Supremo criador e nosso professor na busca pela excelência espiritual. Ele dirá para aqueles que foram aprovados:

"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. (Mateus 25:35).

Em outras palavras: “Pronto. Você foi aprovado. Passou com louvor no teste do bom testemunho e aprendeu a manejar com sabedoria a minha palavra. Você foi lavado e remido pelo meu sangue. Você está aprovado. Pegue o seu diploma e desfrute do titulo que você conquistou”.  

Titulo do Diploma: Filho de Deus.


Pr. Marcelo Medeiros

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PAI NOSSO

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.” ( Mateus 6:9).



Não há nada mais intimo do que a relação de um pai com o seu filho. Jesus, o Deus Filho, ensinava aos homens como se reportar ao Deus criador, o Deus Pai. Jesus ministrava um lindo sermão que seria conhecido por nós como o sermão do monte quando separou um momento para nos ensinar a orar. Jesus não estava falando aqui da relação universal que todos os homens têm com Deus a partir da criação. Deus não seria apenas o seu criador. Agora Ele é o Deus Pai, o meu Pai.

Numa sociedade pagã onde a crença em muitos deuses era algo comum, a possibilidade de esquecer um dos deuses pelo qual o homem também deveria orar tornou a oração em um fardo muito pesado. O medo de ser punido pelos deuses esquecido era muito comum. Confiar no Deus Pai era um alívio para a alma. Nada melhor do que se reportar em oração ao Pai terno e amoroso.

O Pai nosso estabelece imediatamente uma relação de igualdade entre nós. Ele não é somente meu. Ele também é seu e isso elimina toda possibilidade de egoísmo no Reino de Deus. O Céu, onde o Deus Pai habita, não deve ser visto como um lugar distante, longe de tudo e de todos. O Céu representa a Sua santidade e o seu poder. A Santidade afirma que Deus Pai não muda e nunca mudará. O Poder prova a Sua soberania. Ele tudo pode. Ele tudo sabe. Ele tudo vê.

O Deus Pai não está tão ocupado que não possa te ouvir. O Deus pai não mudou com você ainda que você tenha mudado com Ele. Ele te ama. Ele continua te amando. Ele é o nosso Pai. Ele é o seu Pai.

Clame por Ele. Chame pelo seu nome. Deixe que o Reino Dele venha sobre sua casa hoje.
Deus te abençoe.


Pr. Marcelo.

sábado, 10 de outubro de 2015

PROVEM O SENHOR

“Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!”
Salmos 34:8 NVI

Você se lembra de alguma experiência passada que deixou você um tanto ansioso ou inseguro para realizá-la? Pois eu me lembro da minha primeira viagem de avião. Que experiência marcante. Enquanto todos se assentavam tranquilamente nos seus assentos e aguardava a partida, eu me desesperava por dentro. De sorte fiz um voo da ponte aérea RJ para SP que durou 45 min, mas que parecia ter durado uma eternidade.

O motivo pelo qual eu agi assim? Falta de experiência. Eu ouvia os amigos falar sobre suas viagens, mas aquela foi a minha viagem. Uma experiência inesquecível. Ao final do dia, quando eu retornava para o RJ, refleti sobre aquela experiência e percebi que eu queria voar de novo se fosse possível.

Davi utiliza uma metáfora e nos convida para provar o Senhor. Somente o indivíduo que prova a vereda espiritual pode realmente dizer se essa vereda é boa e satisfatória. O salmista, pois, convida-nos a fazer a experiência. Na prova da espiritualidade há uma bênção, afirmou o salmista: a benção da felicidade.

O mero ouvir falar sobre o banquete não equivale a prová-lo (ver I Ped. 2.3). Em lugar de ficar falando sobre objeções teóricas e pontos teológicos críticos, é melhor dizer 'Vem e vê!. É verdade que aquele que tem uma experiência está em vantagem sobre quem tem um argumento. A experiência é o único método capaz de provar um valor. O bom ou o ruim somente serão possíveis se você experimentar.

A bondade do Senhor é apenas um dos seus diversos atributos divinos. Mas neste mundo de labuta e perda, é difícil para muitos perceber evidências em favor disso. Passamos a vida toda sem entender que o Senhor é bom e perdemos a benção da felicidade, pois não nos refugiamos Nele.

Que hoje seja o dia de um novo banquete e de uma nova experiência na sua vida. Prove o Senhor. Desfrute da presença Dele hoje é receba a benção da felicidade reservada para aqueles que o tem como refúgio.

Deus te abençoe.


sábado, 3 de outubro de 2015

O SOCORRO QUE VEM DO ALTO

O Apóstolo Paulo nos adverte Para estarmos atentos para um antigo conflito entre a carne e o espírito. A carne em busca das coisas terrenas e o Espirito procurando um repouso em Deus. A carne insistente nos impulsiona para a vida terrena onde a tristeza e a desilusão é certa. Vejam os problemas do nosso país: Desemprego, crise financeira, violência, dívidas, crises, nos levando a crer que isso não terá fim. O mundo está afundando em uma imensa crise moral e se a sua mente estiver presa nesse falido sistema você afundará com ele.

O convite de Paulo é bem vindo e certeiro. Pensar nas coisas que vem do alto é depositar o que você tem de mais valioso em algo que é para sempre. É aplicar todos os seus recursos em algo com rentabilidade garantida. É declarar que pela Fé somos capazes de superar os momentos mais difíceis de nossas vidas pois as nossas vidas estão guardadas em Cristo Jesus.

Então, quem poderá nos derrotar? Quem poderá nos abater? Quem poderá nos impedir de caminhar e vencer? Nada ou ninguém.

A Bíblia nos afirma isso em outro texto:

"Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
(Romanos 8:37-39 NTLH)

A vida terrena é cheia de desafios e desilusões. Mas lembre-se, o seu socorro vem do Alto. Coloque os seus pensamentos em Deus e permita que Ele te conduza dia após dia. Confie Nele e experimente um novo tempo na sua vida.


Fiquem na paz.

Pr. Marcelo Medeiros.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EM TEMPO DE CRISE, OBEDEÇA E NÃO DESISTA.

Em tempo de Crise, obedeça e Não desista!
4. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.
5. Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.
6. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. 

Quem sabe você já desistiu de sonhar com um dia melhor por causa de uma noite mal dormida? Ou já voltou para a casa cansado e abatido após um dia exaustivo de procura de emprego? Muitas foram as tentativas de encontrar uma solução para os seus problemas, mas tudo que você encontrou foram portas fechadas. Ninguém está livre disso meu amigo. Situações como essa bloqueiam nossa capacidade de sonhar e nos faz desistir de realizar.  Deixamos de ser insistentes para ser um mero descrente no mundo das impossibilidades. “Oh dia, oh azar” diria a pequena iena Rardy para o seu amigo leão lipi no antigo desenho animado da TV.

Uma noite toda de pesca e nada de peixe. A frustração, a incerteza e a insegurança dominavam os corações dos homens naquela manha. Aquele dia seria só mais um dia ruim na vida dos pescadores se não fosse pela intromissão de um mestre chamado Jesus que estava por ali a ensinar a respeito da lei. Jesus ordenou que eles voltassem ao mar e lançassem novamente as suas redes. O resultado você já sabe: Muitos barcos cheios de peixe.

Estou seguro que a motivação primaria que levou Simão a repetir a pesca foi à obediência e não a fé. Explico: ele acabara de conhecer o mestre e estava cansado por mais uma noite de pesca frustrante. Mas foi a partir da obediência que eles foram capazes de produzir fé suficiente em seus corações à medida que os peixes chegavam nos barcos. A obediente veio primeiro e depois a fé.

Muitas vezes, a obediência é tudo que você terá para vencer seus limites. A obediência nasce de um ato da vontade. Você é encorajado a tomar alguma ação por causa da autoridade daquele que pede. Talvez lhe falte fé para crer, mas não poderá faltar vontade para obedecer.

Não desista dos seus sonhos. Se Deus já falou com você a respeito das planos Dele na sua vida, então obedeça a Sua voz e não desista. Mantenha uma rotina de obediência ainda que lhe falte fé para crer. Se a sua noite de pesca tem sido de choro e pranto, não desista. Seja paciente e obediente. Uma manhã de fartura ainda espera por você a qualquer momento.

Graça e paz.
Pr. Marcelo Medeiros.